O Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG) propôs à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) a realização da “Operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil”. Em sua 11ª edição, a operação está sendo realizada de forma articulada em todo o território nacional com o objetivo de ampliar a atuação das Polícias Militares e intensificar a prestação de serviços de segurança pública.
Em Minas Gerais, o período de férias escolares traz desafios adicionais à segurança pública, especialmente devido ao aumento no fluxo de veículos nas rodovias que ligam o estado a regiões turísticas, como o Lago de Furnas. Além do risco elevado de acidentes, os crimes como furtos e roubos também se tornam mais frequentes, demandando maior empenho das forças de segurança.
Nos municípios de Formiga e Pimenta, a operação ocorre entre os dias 23 e 24 de janeiro, com ações específicas voltadas para o trânsito, fiscalização em áreas turísticas e abordagens em locais estratégicos, como terminais rodoviários.
Segundo a Agência Local de Comunicação Organizacional do 63º BPM, as operações têm como foco a prevenção e repressão qualificada, visando proteger pessoas e bens, além de promover um ambiente mais seguro para a população e visitantes. Após o encerramento da operação, as atividades de fiscalização e policiamento rotineiro continuarão sendo realizadas.
A “Operação Força Total” reforça o compromisso das Polícias Militares em garantir a segurança pública, especialmente em momentos de grande movimentação, como as férias escolares.
Discussão sobre isso post