Uma francesa está internada com depressão grave após cair em um golpe e perder o equivalente a mais de R$ 5 milhões. Um criminoso usou a Inteligência Artificial (IA) para simular fotos e fazer com que a mulher, de 53 anos, acreditasse que estava vivendo um romance com o astro de Hollywood, Brad Pitt.
A notícia repercute na França e serve de alerta para todos. Segundo a vítima, que é designer de interiores, o primeiro contato que teve com o golpista foi em setembro de 2023. Ela disse ao canal francês TF1 que tudo começou quando recebeu uma mensagem no Facebook se passando por “Jane Etta Pitt” – a mãe de Brad Pitt – afirmando que ela era o perfil de nora que procurava para o filho.
“É de uma mulher como você que meu filho precisa”, dizia
Logo em seguida, a vítima também foi chamada por um perfil, que seria de Brad Pitt:
“Olá, Anne. Minha mãe me falou muito sobre você. Gostaria de saber mais.”
Com o passar do tempo, a relação foi se intensificando, e a francesa recebia cartas, poemas de amor e fotos manipuladas. O golpista, que se passava por Brad Pitt, usou a desculpa que precisava de dinheiro para pagar o tratamento contra o câncer, já que Angelina Jolie tinha congelado seus fundos.
Um post que viralizou da rede X mostra as imagens falsas que eram enviadas à vítima.
A mulher acreditou na história e fez vários depósitos altos para o golpista. Segundo o jornal “Sud Quest”, a francesa era casada com um empresário milionário, 19 anos mais velho, e o casal vivia uma fase difícil, o que tornou a vítima ainda mais fácil de se enganar. O falso romance também fez com que o casamento chegasse ao fim.
A farsa acabou quando o verdadeiro Brad Pitt anunciou que estava em um novo relacionamento, com Ines de Ramon e, só assim, a mulher desconfiou que tinha sido vítima de um golpe. A polícia foi acionada e investiga o caso, mas ninguém foi preso ainda.
Este tipo de golpe é conhecido como “Catfish”, que é quando um criminoso se passa por outra pessoa para enganar os internautas. Os casos não acontecem apenas na França, pelo contrário, em Minas Gerais, a prática vem crescendo e é cada vez mais comum.
Discussão sobre isso post