As mortes em decorrência das chuvas intensas que atingem o Vale do Aço, em Minas Gerais, foram incluídas no novo boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta segunda-feira (13). O soterramento ocorreu em Ipatinga e em Santana do Paraíso, elevando para 24 o número total de vítimas fatais desde o início do período chuvoso em outubro do ano passado.
Conforme o órgão, ontem, o temporal em Ipatinga provocou diversos pontos de deslizamentos. Dez pessoas morreram em cinco endereços diferentes. Entre elas, cinco da mesma família e duas crianças. Uma das principais avenidas da cidade foi interditada devido ao acúmulo de lama e escombros. Foram, pelo menos, 40 desabrigados. O número de feridos continua sendo contabilizado pelas autoridades.
Santana do Paraíso, na mesma região, registrou a “maior chuva de sua história”, conforme a prefeitura da cidade. Vias ficaram interditadas e acessos a bairros foram obstruídos. Ainda não se sabe quantas pessoas estão fora de casa. As áreas mais atingidas se estendem da Batinga até o bairro Águas Claras. Uma mulher, 36 anos, faleceu devido a um deslizamento de terra.
Em Espinose, no Norte de Minas, chuvas intensas causaram pontos de alagamentos nos bairros JK, Bela Vista, Arapongas, segundo a Defesa Civil. Uma barragem d’água em propriedade particular rompeu e provocou inumações em povoado da zona rural. Estradas e pontes ficaram danificadas. Até a publicação do boletim, 17 pessoas precisaram de abrigo e o número de pessoas que deixaram suas casas ainda é contabilizado. Contudo, autoridades locais disseram que 260 famílias ficaram desalojadas — totalizando 1.040 pessoas.
As três cidades decretaram emergência. Contudo, ainda não foi oficializado no boletim de hoje. Sendo assim, se mantém em 56 o número de municípios que decretaram situação de anormalidade.
Até o momento, são 1497 desalojados (pessoas que, em decorrência dos efeitos diretos do desastre, desocuparam seus domicílios, mas que se deslocam para casa de parentes ou amigos) e 279 desabrigados (pessoas que necessitam de abrigo público em função de danos ou ameaça de danos em seus imóveis).
Previsão do tempo
A previsão do tempo indica céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões do Noroeste, Norte, Metropolitana, Jequitinhonha, Rio Doce, Mucuri, Central Mineira e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.
Discussão sobre isso post