Na terça-feira, 10 de dezembro, Formiga sediou o Workshop da Cadeia Produtiva Agroindustrial da Apicultura e Meliponicultura. O evento, organizado pelo Serviço de Inspeção Municipal de Formiga (SIM), em parceria com o escritório local da Emater-MG, atraiu 118 participantes de 23 municípios do estado, incluindo produtores, pesquisadores, empresários, acadêmicos, técnicos da Emater-MG e do Ima, além de autoridades estaduais e municipais.
Durante o workshop, foi apresentado um diagnóstico detalhado da agroindústria da Apicultura e Meliponicultura em Minas Gerais, elaborado por meio de um convênio entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária de Minas Gerais (Seapa) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento abordou os desafios e oportunidades do setor, destacando a identificação de gargalos produtivos e estratégias para fortalecer a cadeia apícola e meliponícola no estado.
O assessor técnico da Seapa, Frederico Ozanam de Souza, participou do workshop e reiterou o compromisso da secretaria com o desenvolvimento sustentável dessas atividades, que são fundamentais para a preservação ambiental e a geração de renda para os produtores mineiros. “É crucial destacar a importância das parcerias institucionais na elaboração de políticas públicas e iniciativas que promovam o crescimento da apicultura e meliponicultura em Minas Gerais, consolidando o estado como uma referência nacional no setor”, afirmou.
O Secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, também enfatizou a relevância do evento em Formiga, que se destaca como o segundo maior produtor de mel do estado, com uma produção de 235,1 toneladas em 2023. “A realização do workshop foi fundamental para entendermos as demandas do setor e, a partir desse entendimento, buscarmos a promoção e implementação de políticas públicas que apoiem e fortaleçam os produtores, essenciais para nossa cidade e região”, concluiu.
Fonte: DECOM
Discussão sobre isso post