Na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, foi inaugurado o museu “Estação Memórias de Formiga”, montado na Casa do Engenheiro, que é a sede da secretaria de Cultura. O espaço tem o objetivo de preservar a memória ferroviária, que faz parte do patrimônio material e imaterial de diversos municípios, e também criar laços para que as novas gerações conheçam a história da ferrovia.
O museu, em Formiga, é fruto de uma parceria entre a Administração Municipal, a VLI, que é a administradora da Ferrovia Centro-Atlântica, e a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC).
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Eugênio Vilela, que foi homenageado pela equipe organizadora; da vice-prefeita, Adriana Prado; do secretário de Cultura, Rodrigo Arantes; de servidores municipais; de representantes das VLI e da AIC e de diversos convidados. Coronel Laércio e Taciana Carvalho, prefeito e vice-prefeita eleitos, também prestigiaram o evento.
O MUSEU
O “Estação de Memórias de Formiga” é um espaço expositivo dedicado à memória ferroviária do município de Formiga. O objetivo é contar as histórias que rodeiam a ferrovia desde a inauguração da estação na cidade, em 1905. A ocupação do território antes da chegada do trem, a aceleração da urbanização trazida pelos trilhos, o trabalho dos ferroviários e a agitada vida cultural no entorno da Estação Ferroviária de Formiga são alguns dos temas abordados.
Algumas particularidades da história da ferrovia na cidade ganham destaque, como o saudoso Cine Glória, que ficava nas proximidades da estação. Figuras evocadas pelo imaginário popular local são homenageadas, como o telegrafista Claudinê dos Santos e o Buck Jones de Formiga, célebre fã de filmes de faroeste que andava caracterizado pelas ruas da cidade.
A expografia em Formiga, construída de forma colaborativa, incluiu a identificação de 292 fotografias, além de 15 objetos e documentos históricos. Ao todo, foram realizadas 15 entrevistas em áudio e três oficinas colaborativas, que contaram com a participação de quase 60 voluntários.
Fonte: Prefeitura de Formiga
Discussão sobre isso post