Fundada em 1942, a Associação de Assistência aos Menores de Formiga, celebra nesta sexta-feira (11), 82 anos.
A Associação foi criada com o intuito de promover inclusão social por meio do acolhimento e fortalecimento de vínculo. A partir de 1968, passou a ser conhecida também como Patronato São Luiz.
Nessas oito décadas de atendimento, diversas atividades de intervenção social foram desenvolvidas. A primeira delas ocorreu em 1943 com a criação da Granja Escola São Luiz que oferecia abrigo e assistência ao “menor carente” pelo regime de internato.
Entidade sem fins lucrativos e genuinamente formiguense, o Patronato São Luiz desenvolveu atividades como escola agrícola com cultivo de horta e flores; e escola profissionalizante com a implantação de marcenaria e fábrica de telas.
Essas atividades que contribuíram para a formação e crescimento pessoal de milhares de crianças assistidas pela associação nesses 82 anos.
Atualmente, são atendidas cerca de 50 crianças e adolescentes no Serviço de Fortalecimento de Vínculos Familiares. Os assistidos do Patronato contam com atividades pedagógicas, psicossociais e lúdicas como informática, inglês, higiene bucal e pessoal, música, jiu-jitsu, hora cívica, além do acompanhamento social, alimentação balanceada e transporte escolar.
Na área profissionalizante, hoje o Patronato conta com o Programa de Socioaprendizagem conhecido como Jovem Aprendiz.
O Programa é desenvolvido com o objetivo de promover uma formação humana, técnica, socioemocional e político-cidadã aliadas a preparação para o mercado de trabalho de maneira estruturada e direcionada. São mais de 120 jovens contratados por meio do programa e mais de 50 empresas parceiras.
Todos os serviços oferecidos pela Associação estão fundamentados na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) contando com profissionais capacitados para tal.
No dia 8 de outubro de 1942, o livro de registro de atas foi assinado na primeira assembleia geral pelo então presidente provisório Alfredo Barbosa Vieira de Souza. Diversas pessoas passaram pela mesa diretora do Patronato.
Atualmente, a diretoria da Associação é composta pelo diretor-presidente, Alessandro Resende Pieroni, o diretor-tesoureiro, José Carlos Mendes Oscar e o diretor-secretário, Marco Aurélio Ferreira.
Queremos neste dia parabenizar e agradecer a todas as pessoas que passaram pelo Patronato e realizaram um trabalho altruísta, de amor e dedicação ao próximo. Agradecemos também a todos nossos parceiros que constroem junto com nós um futuro melhor com segurança, saúde, qualificação profissional, educação e justiça, declara o diretor-presidente da Associação.
Manutenção da entidade
O Patronato São Luiz é uma entidade sem fins lucrativos, desta forma, sobrevive com as doações feitas pela comunidade formiguense, parcerias com empresas e com a colaboração do Poder Público e Judiciário, por meio de doação de alimentos e mão de obra.
“A Associação desenvolve um trabalho social muito importante para a comunidade formiguense e como prega nosso lema ‘o irmão apoiado no irmão é torre fortificada’, para que possamos continuar oferecendo um serviço de qualidade e mudando a vida dos que mais precisam, nós contamos com a participação de toda a comunidade”, enfatiza o diretor-presidente.
O Patronato faz aniversário justamente no mês das crianças e como diz o verso daquela canção: ‘depende de nós que já foi ou ainda é criança e que acredita num mundo melhor’. “Mudar o mundo está em nossas mãos e a equipe do Patronato junto com seus colaboradores lutam todos os dias para construir um novo amanhã”, declarou Alessandro Pieroni.
Fonte: Assessoria de Comunicação Patronato São Luiz – Foto: Reprodução/Divulgação
Discussão sobre isso post