O Policiamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais foi acionado pelo CODEVIDA após uma denúncia de maus-tratos a um cão em uma residência no Bairro Sagrado Coração de Jesus, em Formiga/MG. Nesta quinta-feira (10), militares do Sexto Pelotão de Meio Ambiente, pertencentes ao Quinto Grupamento, realizaram uma vistoria no local indicado e confirmaram o crime de maus-tratos a animais.
Ao chegar ao imóvel, o denunciado R.T.S., de 35 anos, permitiu a entrada da equipe, que encontrou três cães da raça American Pit Bull Terrier. Uma cadela estava presa a uma corrente curta, impedindo sua movimentação adequada, sem cobertura para proteção contra intempéries, e em solo não impermeabilizado. Um segundo cão apresentava lesões pelo corpo, enquanto o terceiro animal também estava em condições inadequadas, sem abrigo ou higiene. A água oferecida aos três cães estava turva e em um único balde, sem limpeza adequada, e não havia alimento disponível. O recipiente destinado à ração estava sujo e era insuficiente para atender a todos os animais.
Após a constatação dos fatos, o responsável foi autuado administrativamente e preso em flagrante. O crime foi confirmado pelas veterinárias que estiveram no local, e os demais moradores foram orientados a providenciar as melhorias necessárias para garantir o bem-estar dos animais.
A Polícia Militar de Minas Gerais reforça a importância de denúncias sobre crimes ambientais, que podem ser feitas pelo telefone (37) 3322-1454.
Discussão sobre isso post