Fonte: O Tempo – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Uma abordagem da Polícia Militar (PM), terminou com a morte de um homem de 34 anos em Belo Horizonte. Após resistir à prisão, já dentro do camburão, o suspeito foi atingido por disparos efetuados a poucos centímetros de distância com uma arma de calibre 12 por um dos militares. A causa da morte não foi precisada pela corporação.
O caso aconteceu no último sábado (5 de outubro), no bairro Jardim Leblon, localizado na região da Pampulha. Todo o momento da abordagem foi flagrado por moradores, que, na última segunda-feira (7), queimaram pneus em protesto contra a violência Policial.
Nas imagens, é possível ver três policiais tentando fechar a porta do camburão onde estava o suspeito detido, que, aparentemente, dava chutes para evitar a prisão. Em dado momento, um dos militares sai, vai até a viatura, e busca uma espingarda. O militar se aproxima da abertura da porta e efetua um disparo, sendo repreendido pelo colega.
https://www.instagram.com/p/DA4JUPKxJI2/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again
Procurada pela reportagem de O TEMPO nesta terça-feira (8), a Polícia Militar (PM), não deu detalhes sobre o motivo da abordagem ao suspeito. Por meio de nota, o 49º Batalhão da corporação informou que “diante da resistência ativa imposta pelo preso, de acordo com o Reds registrado, foi necessário o uso de força para contê-lo”.
“A Corregedoria acompanhou o registro da ocorrência e os fatos, bem como suas circunstâncias, serão devidamente apurados, em conformidade com a Lei”, concluiu a corporação. O motivo da morte do homem não foi precisado.
Manifestação
Na noite de segunda-feira (7 de outubro), moradores do bairro Jardim Leblon fizeram uma manifestação, com queima de pneus e madeiras, na entrada do bairro.
Nas redes sociais, a população compartilhou fotos de cartazes cobrando “Justiça”. “Sua partida deixou um vazio, mas seu legado vive em nós”, dizia um dos cartazes levantados durante a manifestação.
Discussão sobre isso post