Na manhã deste domingo, 6 de outubro, um caso de boca de urna foi confirmado em Formiga, durante as Eleições 2024.
A Polícia Militar foi acionada após a identificação de um wind banner, colocado nas proximidades do DER. bairro Ouro Negro, na manhã de hoje. Propagandas eleitorais só poderiam ser feitas até a 23h59 de sábado (5). A infração foi confirmada pelo promotor eleitoral, doutor Ângelo Ansanelli Jr., que divulgou a informação ao Portal da 93.
De acordo com o promotor, as câmeras de segurança da região registraram o momento em que o material foi colocado, o que configura o crime eleitoral de Boca. O suspeito poderá ser identificado e responder pela prática irregular.
Além deste caso, houve um segundo registro nas proximidades da Escola Estadual Professor Tonico Leite, o GOT, porém, não foi possível confirmar se o material foi colocado no domingo ou se havia sido deixado no sábado, impossibilitando a caracterização do crime.
A prática de Boca de Urna, que consiste em promover candidatos no dia da eleição, é ilegal e sujeita os infratores a punições, sendo fiscalizada pelas autoridades responsáveis.
Discussão sobre isso post