Fonte: Corpo de Bombeiros
Os militares do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Arcos, desta terça-feira (01), às 11h foram acionados para combater um incêndio nas margens da BR 354, no Km 484, próximo ao Posto Minas Gerais.
Ao chegarem no local, os militares se depararam com um incêndio de grandes proporções nas margens da BR 354 que se propagou para uma área de reserva de cerrado e pastagem, consumindo toda a vegetação rasteira da mata. No local, a guarnição do Corpo de Bombeiros combateram às chamas utilizando abafadores, mochilas costais, soprador e a viatura de combate a incêndios.
Segundo os militares, devido a alta temperatura aliada a fortes ventos, a irregularidade do terreno, a vegetação densa e a extensão do incêndio, eles tiveram muita dificuldade em controlar às chamas, mas foram extintas. Após o combate realizaram o rescaldo para evitar a que houvesse a reignição das chamas.
É fundamental ressaltar os perigos das queimadas nas margens das rodovias. Além de comprometerem a visibilidade, às chamas podem facilmente se propagar, causando acidentes graves e colocando vidas em risco. As queimadas em áreas próximas às estradas não apenas ameaçam a segurança viária, mas também desencadeiam um ciclo de destruição ambiental que pode levar à perda de biodiversidade e ao desequilíbrio dos ecossistemas locais.
Incêndio atinge a vegetação no Distrito da Ilha
Na tarde desta terça-feira (01), por volta das 15h38min os militares do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Arcos foram acionados para combater incêndio em uma área de pastagem, no Distrito da Ilha, localizado no município de Arcos.
Ao chegarem no local, os militares se depararam com um incêndio em vegetação, que abrangia uma vasta área de pastagem. A vegetação predominante no terreno era formada por capim braquiária e a presença de arbustos e árvores de pequeno e grande porte.
Segundo os militares, devido às chamas estarem localizadas em uma área que não possibilitava o acesso para a viatura, os militares de posse de abafadores e soprador deram inicio ao combate às chamas que ameaçavam se expandir para outras áreas e consequentemente trazendo risco para os demais imóveis localizados ao arredor da área em chamas.
Durante o combate ao incêndio, a equipe BM contou como apoio de um caminhão pipa e dois servidores da prefeitura municipal de Arcos, juntamente com os moradores das propriedades rurais. Após extinguir às chamas os militares procederam com uma verificação e avaliação da área queimada, certificando se que não haveria uma reignição das chamas.
A atuação eficiente e coordenada da equipe foi crucial para preservar a integridade das propriedades e proteger a biodiversidade da região. O Corpo de Bombeiros Militar de Arcos reforça seu compromisso com a preservação ambiental e continua vigilante para garantir a segurança das áreas de proteção.
Foto: Posto Avançado de Arcos
Discussão sobre isso post