Fonte: Corpo de Bombeiros
Na tarde do dia 30, por volta das 16h, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada para atendimento envolvendo resgate de animais nas instalações da indústria de calcinação, ICAL, na rodovia MG 439 kM 12, em Pains.
Os militares chegaram no local e receberam dois espécimes, uma ave e um primata, popularmente conhecidos por “Sagui” e “Periquito-Verde” , os quais haviam sido encontrados e recolhidos na área de produção da indústria.
De acordo com a corporação, ambos os espécimes apresentavam-se sem lesões aparentes, e após recebidos foram encaminhados para a Fazenda Laboratório Unifor, para fins de avaliação e devidos cuidados e, sendo possível, posterior reintrodução à fauna.
A 4ª Companhia reforça que eventos como esses são frequentemente associados às queimadas, que devastam áreas naturais e forçam os animais a deixarem seus habitats em busca de segurança.
As queimadas não apenas causam danos diretos à fauna e flora, mas também provocam um desequilíbrio ecológico profundo, resultando em situações como o aparecimento de animais em áreas urbanas ou industriais, como ocorreu nesta ocorrência.
A preservação do meio ambiente é essencial para manter o equilíbrio dos ecossistemas e garantir a segurança da vida animal.
Foto: CBMMG
Discussão sobre isso post