Fonte: Unifor – Foto: Tumisu por Pixabay
O curso de Psicologia do Centro Universitário de Formiga-MG dará início, no dia 04 de outubro, ao grupo de estudos com o tema “A interseccionalidade entre classe, raça e gênero”. O grupo é uma atividade complementar da disciplina de Psicologia Social I e será coordenado pelo Prof. Me. Bruno Alvarenga Ribeiro.
O professor ressalta que esta é uma oportunidade de fazer cumprir o tripé que sustenta o ensino superior no Brasil: ensino, pesquisa e extensão. Ele ainda salienta que a iniciativa de criação do grupo de estudos demonstra o compromisso do curso de Psicologia do UNIFOR-MG em formar psicólogas e psicólogos que tenham o perfil de pesquisadores, estando, assim, preparados para acolherem, por meio de uma escuta qualificada, o sofrimento de sujeitos atravessados pelas violências estruturais de classe, raça e também de gênero.
Os encontros do grupo ocorrerão semanalmente por meio da plataforma Zoom. A princípio, os estudos começarão pelas reflexões a respeito do patriarcado e terão como referência a obra “Criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens”, da historiadora Gerda Lerner, que é uma pioneira na realização de estudos historiográficos sobre a história das mulheres.
A previsão de término dos encontros semanais será no dia 13 de dezembro, com a apresentação de um documentário, produzido pelos participantes com o objetivo de publicar as reflexões construídas sobre o patriarcado enquanto estrutura social que perpetua as violências de gênero.
Prof. Me. Bruno Alvarenga Ribeiro
Discussão sobre isso post