O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) promoverá capacitação prática para os condutores socorristas que trabalham na Instituição.
O treinamento será realizado entre os dias 16 e 19 de setembro, de 9h às 17h, no Parque de Exposições de Divinópolis/MG e a capacitação será ministrada pela equipe de condutores do SAMU do Distrito Federal, referência nacional em treinamentos do tipo. Neste ano será focada no transporte humanizado, econômico e seguro.
Para ser um condutor socorrista do SAMU é necessário ter carteira de habilitação categoria D e o curso de Capacitação para Condutores de Veículos de Emergência (CETVE), que abrange técnicas específicas e normas regulatórias para garantir a segurança durante os atendimentos.
Outros requisitos para desempenhar esta função no SAMU são; idade acima de 21 anos, ensino médio completo, experiência como motorista profissional ou condutor de veículo de emergência e curso de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) de no mínimo 200 horas.
O Coordenador de Frotas do CIS-URG Oeste, Arthur Medeiros, destaca a importância da capacitação dos condutores socorristas do Consórcio, a sexta consecutiva, para um melhor atendimento da população. “Humanização, economia e segurança são situações que se entrelaçam no dia a dia dos nossos profissionais. Recentemente conseguimos a renovação da nossa frota, com 29 novas ambulâncias, cedidas pelo Governo Federal através do Governo do Estado. Isso gera economia e principalmente mais segurança e conforto a colaboradores e pacientes, otimizando a questão da humanização. Precisamos continuar nos capacitando, inclusive para ampliar esse lado humano do atendimento.”
Números de atendimentos
A jornada de atendimentos das equipes do CIS-URG Oeste é intensa e exige competência, atenção e comprometimento em larga escala. Somente em 2024 foram mais de 170 MIL ligações, com quase 70 MIL ocorrências atendidas nos 65 municípios administrados pelo Consórcio, com tempo médio de resposta de 27min36s.
Para manter e ampliar o alto nível de atendimento é necessário que todos os envolvidos no processo estejam em sintonia e os condutores socorristas têm papel fundamental no processo de salvar vidas. “Trabalhamos para levar aos nossos profissionais condutores a importância de dirigir atentos às leis de trânsito, respeitar os demais agentes das vias (pedestres, motociclistas, ciclistas e outros), bem como adotar atitudes humanizadas que serão fundamentais para a qualidade do trabalho e bem-estar do profissional do volante e dos atendidos”, complementa o coordenador Arthur Medeiros.
Fonte: Samu
Discussão sobre isso post