Após ser comunicada de que não poderá transmitir o debate entre os candidatos a prefeito de Formiga, que acontece no próximo dia 28, nas dependências da Câmara Municipal, a imprensa formiguense decidiu não participar mais do evento.
Para os principais, e tradicionais veículos de comunicação da cidade, um debate eleitoral entre candidatos é um evento de utilidade pública, no qual não deve haver exclusão ou boicote a nenhum órgão de imprensa, seja ele falado, televisivo, digital ou impresso.
O objetivo de qualquer debate é levar ao eleitor, de forma ampla e democrática, as informações, propostas e discussões geradas no evento. O fato de excluir a participação da imprensa, visando interesses pessoais, coloca em xeque a credibilidade e o princípio de transparência do debate.
Na visão da imprensa formiguense, a postura deveria ser justamente o oposto: quanto mais pessoas tiverem acesso ao conteúdo, mais o objetivo do debate é alcançado, enaltecendo e dando visibilidade aos participantes e organizadores.
Assim, jornais, portais e emissoras de rádio, que detêm a grande maioria de leitores, acessos e ouvintes em Formiga, optaram por não participar do evento.
Assinam: Jornal e Portal Tribuna, Jornal Nova Imprensa e Portal Últimas Notícias, Jornal e Portal O Pergaminho, Rádio 93 Play e J93.
Discussão sobre isso post