G1 – Imagem ilustrativa: Pixabay
Essa semana será marcada por uma nova onda de calor que deve elevar as temperaturas em boa parte do país. Apesar disso, em setembro também deve ter frente fria.
O Centro-Oeste de Minas terá uma massa de ar quente e seco. As mínimas devem ficar entre 16 °C e 20 °C, enquanto as máximas variam entre 35 °C e 37 °C.
Segundo a climatologista Alcione Wagner, este mês pode ser um dos setembros mais quentes já registrados.
A região enfrenta mais de 140 dias sem chuva, com ar seco que aumenta o risco de incêndios. Não há previsão de chuvas, e a umidade relativa do ar deve cair para níveis críticos, entre 10% e 20%.
Setembro também deve ter frente fria
Mas depois do calorão, uma forte frente fria deve avançar perto do final do mês, no dia 19. De acordo com a Climatempo, o ar frio deve movimentar um pouco a atmosfera, reduzindo as temperaturas em alguns estados.
Mas até lá, o calor ainda vai ser predominante. A partir deste primeira semana de setembro, uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer no Brasil, dando início a uma onda de calor já nesta segunda-feira (2).
🥵 Ainda segundo o serviço de meteorologia, os atuais modelos meteorológicos sugerem que essa onda de calor pode ser mais prolongada, com temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país.
Discussão sobre isso post