Fonte: O Tempo – Divulgação: CBMMG
Diversos focos de incêndio simultâneos mobilizaram o Corpo de Bombeiros em Alfenas e cidades do entorno, no Sul de Minas, nesse sábado (31). A rodovia MGC-491, na altura do trevo do município de Divisa Nova, precisou ser interditada após uma enorme quantidade de fumaça bloquear a visão da via. Na zona rural, as queimadas provocaram prejuízos aos moradores, que reclamam de dificuldade para respirar.
Conforme o Corpo de Bombeiros, na rodovia MGC-491 foi onde ocorreu o principal foco de incêndio. Para conter o avanço das chamas e garantir a segurança dos motoristas, uma força-tarefa foi montada com caminhões de incêndio da corporação e caminhões-pipa. “A situação exigiu uma resposta rápida e coordenada das equipes de emergência”, informaram os bombeiros.
Já na zona rural próxima à cidade de Paraguaçu, queimadas avançaram pela vegetação, causando prejuízos a fazendeiros e moradores locais. De acordo com os socorristas, as chamas podiam ser vistas a quilômetros de distância, e os bombeiros atuaram por cerca de cinco horas para conter o fogo.
“Os incêndios têm provocado problemas respiratórios na população local, devido à grande quantidade de fumaça, além de causar danos consideráveis ao meio ambiente. O Corpo de Bombeiros alerta a população sobre os perigos das queimadas, lembrando que essa prática, além de ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente, é crime”, afirmou a corporação.
https://www.threads.net/@otempo/post/C_Yq0cMyLPb?xmt=AQGzTXBQ1ZNX4cLLGhqBmHHH7vLZf6Ysa5Bo5NwGiVKjRA
Queimada é crime
De acordo com o art. 41 da Lei 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta é tipificado como crime ambiental, que pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.
Além disso, é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193), e a Cemig (116), devem ser avisados o mais rápido possível.
Discussão sobre isso post