Sim, um equipamento básico para a prestação de serviço de urgência e emergência, o raio x, já está em operação na Unidade de Pronto Atendimento de Formiga. É o que informa o vídeo feito pela vice-prefeita da cidade, Adriana Prado, e divulgado nas redes sociais particulares dela e do prefeito Eugênio Vilela.
As imagens, feitas na quarta-feira (28), mostram o equipamento enquanto é dada a informação que nessa quinta (29), seria iniciado o treinamento dos profissionais e a realização dos exames.
Ainda segundo Adriana, o processo para a compra do aparelho foi iniciado no mês de janeiro deste ano.
A instalação do indispensável equipamento ocorre após anos de questionamentos feitos por vereadores, uma vez que, quando da construção da Upa, com recursos do Estado de Minas, um aparelho de raio x foi adquirido para a unidade, mas permaneceu encaixotado desde 2016, sendo instalado neste ano no Complexo de Saúde, enquanto a Upa seguia sem realizar o exame, que era feito na Santa Casa e demandava o deslocamento de pessoas lesionadas até a outra unidade de saúde.
Segundo a Prefeitura, o problema estava na inadequação do espaço e da rede elétrica da Upa para instalar o equipamento comprado em 2016. Modificações que também foram feitas no imóvel onde o aparelho foi instalado, que é alugado.
Desde o início do segundo mandato e de muitas cobranças, a prefeitura, em especial os responsáveis pela pasta da Saúde, precisaram mudar várias vezes a data para a compra e instalação de um aparelho exclusivo para a Upa. Problema que agora passa a fazer parte do passado, prometendo mais agilidade, precisão nos diagnósticos e dignidade no atendimento à população.
Discussão sobre isso post