O Torneio Malha de Ouro 2024, etapa Bronze na 7ª Região da Polícia Militar foi iniciado nesta quarta-feira (14). De acordo com a Polícia Militar, o evento não é apenas uma competição esportiva, mas um compromisso com a saúde física e mental dos profissionais da segurança pública, aprimorando o espírito de equipe e a excelência profissional.
Conforme a Diretriz de Educação da PMMG, o treinamento é um processo planejado e sistemático buscando a promoção da qualificação, com vistas a melhorar o padrão de desempenho profissional. O torneio proporciona a promoção e a integração entre os militares e a PMMG realizará a 2ª edição do Torneio Malha de Ouro em todo o estado. O evento contará com 8 modalidades esportivas e reunirá militares da ativa e da reserva, refletindo o nosso desejo de aprimorar nossas habilidades e superar limites, oportunizando a união entre gerações de policiais militares, da ativa e da reserva.
A solenidade de abertura foi realizada na cidade de Formiga e contou com a presença do Senhor Comandante da 7ª Região, Coronel PM Carlos Henrique Sousa da Silva, do Comandante da 19ª Cia PM Ind, Tenente Coronel PM André de Souza Bastos, do Comandante do 63º BPM, Major PM César Henrique Bittencourt da Cunha, que juntos receberam as demais autoridades presentes durante a solenidade. Em seu pronunciamento o Coronel PM Carlos Henrique declarou aberta a competição e desejou a todos os atletas uma competição pautada na lealdade, no respeito aos princípios da hierarquia e disciplina.
Durante a solenidade foi destacado as tradições e o reconhecimento aos veteranos, tendo o Comandante da Sétima Região prestado continência regulamentar ao Veterano com mais tempo na reserva presente a esse ato, o Sub Ten Irio de Oliveira, ao toque do dobrado do Veterano executado pela brilhante banda de música da 7ª RPM.
Outro ponto marcante do evento foi o momento em que o Sub Ten Arlen Rodrigo de Mendonça, conduziu a Tocha Olímpica e transladando o fogo simbólico dos jogos, acendendo a Pira Olímpica, enfatizando a abertura das competições. Este ato simbólico foi realizado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Antuérpia em 1920. A inspiração veio da Grécia antiga; onde na antiguidade, os gregos faziam uma oração no templo de ZEUS para que as competições fossem justas. Atualmente, os atletas prometem honra, boa vontade, esportividade e lealdade.
Terminada a solenidade iniciou a primeira disputa desta rodada, uma partida de futebol entre os times do 63º BPM e da 19ª Cia PM Ind.
Fonte: Agência Local de Comunicação Organizacional do 63º BPM.
Discussão sobre isso post