Fonte: O Tempo – Foto: Freepik
Uma loja online sediada em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, empilha centenas de denúncias na internet, boa parte de consumidores que afirmam ter comprado, mas não ter recebido os produtos. A empresa vende uniformes e aventais por grandes plataformas de comércio eletrônico e pelas próprias redes sociais.
Dona do restaurante Cozinha da Vó Anna, no Mercado Novo, em Belo Horizonte, Fernanda de Lazari Cardoso foi uma das clientes que tiveram problema com a loja. Ela comprou 12 aventais, a R$ 604, e diz que precisou de muita insistência para recebê-los. Mesmo assim, segundo a empresária, os produtos que chegaram são de má qualidade.
A compra foi feita em 25 de junho e, conforme Fernanda, a empresa pediu dez dias para a entrega. “Vi que não chegava, e eles pararam de responder as mensagens. Você não consegue falar nada no Instagram, porque os comentários são bloqueados. Entrei no Reclame Aqui (site com denúncias de consumidores que se sentiram lesados), e todos lá falavam o mesmo, que não recebem os produtos. Um ou outro recebe”, diz.
Ela conta que, após cerca de duas semanas de atraso na entrega, pediu a uma amiga que mora em Divinópolis para ir à empresa tentar resolver o problema. “Ela foi à fábrica e falou que chamaria a polícia. Eles, então, mandaram os aventais, mas os que vieram são de péssima qualidade, um negócio horroroso. Eles mostram um catálogo que é uma coisa de outro mundo, mas, na realidade, o produto é péssimo, não dá nem para usar. É tudo ruim, o tecido, o acabamento, a costura. Fisicamente, eles não se parecem com os que pedi.”
Fernanda relata que há aproximadamente 15 dias tenta a troca ou o ressarcimento dos aventais, mas que não consegue contato com a empresa. “Cheguei a conversar com o dono, mas ele não me responde mais. Para vender, são super rápidos, respondem na hora. Depois, desaparecem.”
Prejuízos
No site Reclame Aqui, há 302 manifestações contra a empresa, sendo as primeiras de 2019. Um balanço da própria plataforma aponta que a loja resolveu 49,4% das contestações, com um tempo médio de resposta de 47 dias.
Numa dessas reclamações, um consumidor de Mossoró, no Rio Grande do Norte, afirma ter pagado R$ 2 mil à vista e ficado sem a mercadoria. “Tínhamos um compromisso com esses aventais e ninguém dá retorno”, criticou ele, em 19 de abril deste ano, sem, ainda, ser respondido no site pela loja.
O protesto mais antigo no Reclame Aqui em que um consumidor denuncia não ter recebido produtos vendidos pelo estabelecimento é de 4 de dezembro de 2019. O cliente, de Recife, relata ter depositado R$ 115 para o dono da empresa cerca de um mês antes. “Até agora nada. Nunca me ligaram. São desonestos mesmo”, lamenta.
Mais de um ano depois, em 22 de abril de 2021, a empresa respondeu a reclamação: pediu desculpas e disse que o problema havia sido resolvido. O cliente, porém, rebateu. “Meu caso ainda não foi resolvido. A empresa falta com a verdade, mente, buscando enganar o consumidor e os demais leitores do site.”
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